segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Passeios de Jardim e Bonito estão entre os vencedores do Prêmio MPE Brasil MS 2009

Na última sexta-feira (11) foram premiadas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Auditório Germano de Barros, em Campo Grande (MS), as empresas que se destacaram em qualidade, produtividade e competitividade, através do Prêmio MPE Brasil MS - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo SEBRAE, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Gerdau e MS Competitivo - movimento que busca a consolidação das cadeias produtivas do Estado, através das lideranças de diversos setores.

Além do
troféu, as empresas foram contempladas com certificado de qualidade e selo que atesta suas práticas de gestão alinhadas aos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ. O Gerente de Comunicação da FNQ, Adriano Silva, ressaltou a importância da participação das empresas comprometidas com a busca da excelência na gestão. "As empresas vencedoras tornam-se referências para as outras organizações e devem disseminar as boas práticas aplicadas em seus empreendimentos, pois assim é possível aumentar o desenvolvimento sustentável no país", concluiu.

Entre as empresas selecionadas foram premiadas na categoria turismo a Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata (Japacanim Ecoturismo Ltda), que conquistou também a categoria Destaque em Responsabilidade Social Empresarial.

Para os gestores de ambos os empreendimentos, Simone e Eduardo Coelho, o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido nos passeios. "Nossa proposta é manter um processo de melhoramento contínuo da qualidade dos serviços oferecidos. Receber esses prêmios é uma demonstração de que o Recanto Ecológico Rio da Prata com seus 15 anos de funcionamento e a Estância Mimosa com 10 anos, estão no caminho certo" diz Eduardo.


Sobre os Passeios


Localizada a 26 km
de Bonito (MS), a Estância Mimosa oferece ao visitante uma interação com o ecoturismo e com a cultura regional. Possui oito cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, passeios a cavalo e observação de aves. Sua gastronomia é uma atração à parte. O almoço é servido em um fogão à lenha e possui uma grande variedade de doces caseiros.O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado no município de Jardim (MS), é conhecido internacionalmente por suas águas cristalinas. Oferece passeios de trilha, flutuação, mergulho com cilindro, passeios a cavalo e observação de aves. O passeio de flutuação é desenvolvido dentro da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata - Reserva Particular do Patrimônio Natural - unidade de conservação da natureza que permite a proteção perpétua da área, criada por iniciativa do proprietário.

Os passeios são associados da ABETA, REPAMS, ATRATUR, ABRASEL, Convention Bureau Campo Grande e Bonito.


Para saber um pouco mais sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa Ecoturismo e o trabalho desenvolvido dentro
das empresas, acesse o site: www.bonitoweb.com.br

Vencedores Prêmio MPE Brasil MS


Ao todo, foram 06 (seis) empresas vencedoras no Prêmio MPE Brasil MS 2009. São elas:


CATEGORIA SERVIÇO - EDUCAÇÃO
W.F.A. Escolas de Idioma Ltda.

CATEGORIA SERVIÇO - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Catwork Informática Ltda.

CATEGORIA INDÚSTRIA
AC Insumos Ltda.
Sigo Procedimentos Homeopáticos Ltda.

CATEGORIA TURISMO
Estância Mimosa Ecoturismo Ltda.
Japacanim Ecoturismo Ltda.

CATEGORIA DESTAQUE EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Japacanim Ecoturismo Ltda.

Por Carla Layane

Foto: Flutuação Rio da Prata - Haroldo Palo Jr.

Foto: Cachoeira Estância Mimosa - Daniel de Granville

sábado, 5 de dezembro de 2009

Reunião - Trip Linhas Aéreas

No último dia 3 de dezembro, foi realizada uma reunião promovida pela Fundação de Turismo de MS com o Sr. Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de Marketing da TRIP LINHAS AÉREAS, cuja pauta foi a discussão de assuntos referentes aos vôos regulares para Bonito.

Bonito esteve representada por: Augusto Mariano, Secretário de Turismo de Bonito; Cícero Peralta, pelo COMTUR; Jussara Coinete, pelo Bonito Convention & Visitors Bureau; Guilherme Miguel Poli, pela ABIH; Maria Leopoldina, ABAETUR; Eduardo Folley Coelho, pela Atratur e empresários do trade municipal e estadual.

Na reunião os representantes de Bonito expuseram suas preocupações e ponderações e o Sr. Evaristo, diretor de MKT da TRIP, esclareceu dúvidas e repassou informações sobre as ações da Trip para o fortalecimento dos vôos regulares e fretamentos. Ele salientou que recentemente ocorreram algumas mudanças administrativas na companhia e que entre elas foi a contratação de um funcionário para atender especificamente a parte comercial de Mato Grosso do Sul, o Sr. Flúvio. Disse que de agora em diante todo o atendimento será feito através do escritório em Campo Grande, o que facilitará a interlocução com o trade e a busca de soluções para os problemas apontados na reunião. Quanto à principal reivindicação, o Code share Trip/TAM, o Sr. Evaristo informou que o processo está em fase de finalização e que acredita que será resolvido dentro de algumas semanas.

Quanto às questões de infra-estrutura do aeroporto, o Sr. Fabrício, representante da Agência responsável pela área de Aeroportos no Governo do MS – também presente na reunião, informou que já havia feito os encaminhamentos para a atualização da documentação e que já foi realizada a reclassificação da brigada de incêndio. Ele informou ainda, que nas próximas semanas será instalado o sistema de pouso por aproximação.

A reunião foi rica e construtiva, houve uma excelente interlocução com a Trip e esperamos que em breve as melhorias apontadas venham melhorar as condições comerciais e operacionais dos vôos regulares e fretados para Bonito. O Sec. de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, propôs que a carteira de Bonitense, já utilizada pela população de Bonito para acesso ao Balneário Municipal, também sirva para que os moradores do município possam receber um desconto especial para a aquisição de passagens Bonito-CGR-Bonito pela Trip. O Sr. Evaristo aceitou a proposta e em breve os bonitenses já vão poder obter esse desconto. A Secretaria de Turismo informará os procedimentos necessários para a aquisição dessas passagens.

Jussara Coinete Veron
Presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau

Emissora Japonesa fará gravações em Bonito em 2010


Em fevereiro de 2010, a emissora japonesa NHK em parceria com a produtora Welcome Pro de São Paulo, enviará para Bonito (MS) uma equipe de reportagem para fazer documentário sobre a região.

Intitulado NHK Hi-Vision Special - Viajando 143 dias de ônibus pela América Latina, a equipe visitará as seguintes cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Bonito, Pantanal sul, Rio de Janeiro, Parati, Ouro Preto, Linhares, Caraíva, Porto Seguro, Salvador, Maceió, Recife e Olinda, Canoa Quebrada, Parque Nacional de Ubajara, Parque Nacional de Sete Cidades, São Luiz, Lençóis Maranhenses, Belém, Manaus e Boa Vista.

O documentário mostrará a participação de uma turista japonesa apresentando os pontos turísticos, culturas, tradições, comidas típicas e comunidades dos vários países por onde passará.

Em Bonito estão previstas gravações na Gruta do Lago Azul, mergulho no Rio Sucuri, rapel e mergulho no Abismo Anhumas, entre os dias 02 a 05 de fevereiro.

As gravações tiveram início na cidade de Quito, no Equador no dia 22 de outubro. O documentário será veiculado em julho de 2010.

Esta ação é resultado da participação do estado do MS na Feira Jata no Japão, que marcou presença com estande próprio, junto com Foz do Iguaçu, sendo os únicos destinos brasileiros a ter um estande na Feira.

Com informações Brazil Tour

Planejamento turístico para 2010 é apresentado no Fórum Estadual de Turismo

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) apresentou, durante reunião do Fórum Estadual de Turismo, no ultimo dia 30, o Planejamento Estratégico para 2010, com a participação de representantes de vários municípios. "O planejamento é uma ação que o governo do Estado está desenvolvendo para o período de 2008 e 2020, com cinco tópicos principais: capacitação; marketing; infraestrutura, gestão pública e governança local", explica a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun.

Mato Grosso do Sul, continua Nilde, foi dividido em 10 regiões turísticas e esse planejamento estratégico é feito para cada uma delas, anualmente. "Vamos continuar com as ações. Este ano, o Estado mostrou que têm potencial e aumentou significativamente o número de turistas, estamos fechando essa estatística; o resultado foi muito positivo. Mas, não podemos nos acomodar, temos que continuar investindo", avalia.

Um ponto ressaltado pela diretora-presidente da Fundtur é a divulgação internacional de Mato Grosso do Sul em feiras, workshop e road show em vários países. "Passamos de sete participações em eventos internacionais, em 2007, para 19, neste ano", conta.

Para o coordenador de Gestão e Planejamento do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes, o ministério está com uma política de fortalecimento dos fóruns estaduais de turismo, como forma de compartilhar dos projetos dos estados. "A ideia é respeitar as particularidades de cada colegiado estadual e propor ações para fortalecê-los. Em Mato Grosso do Sul, o fórum é presidido pela iniciativa privada, o que fortalece a continuidade dos projetos", avalia ele.

Foto: Edemir Rodrigues
Fonte: Fundtur/MS

Ave símbolo de Bonito integra os selos dos Correios


Após ser eleito como ave-símbolo de Bonito/MS, o Udu-de-coroa-azul agora faz parte de selos dos Correios. A imagem escolhida foi resultado de uma parceria entre os Correios e a Câmara Municipal de Bonito, que resolveram fazer um selo comemorativo.

Fonte: Atratur