quarta-feira, 18 de março de 2009

Concorrência e competitividade abrem painel da aviação

Os presidentes das seis principais companhias aéreas brasileiras – Constantino de Oliveira Jr (Gol), David Barioni Neto (Tam), German Efromovich (OceanAir), José Mario Caprioli (Trip), Pedro Janot (Azul) e Wagner Ferreira (Webjet) - dividem espaço neste momento no primeiro painel do Fórum PANROTAS, que precede a apresentação da palestra da presidente da Anac, Solange Vieira.

O painel – intitulado Análises e perspectivas das principais companhias aéreas brasileiras – tem a mediação do jornalista William Waack, que incitou entre os participantes as primeiras discussões em torno de temas como liberação tarifária e concorrência. Sobre liberação tarifária, exceto David Barioni, que tocou na questão que discute as diferenças tributárias impostas à companhias brasileiras e estrangeiras, todos os demais se manifestaram a favor. Já quando o assunto verteu para a concorrência, não houve unanimidade, especialmente no item que se refere aos critérios para a distribuição dos slots entre as empresas entrantes e a desigualdade de condições competitivas.

Ministro Luiz Barretto: preparar até 2014 os 65 destinos turísticos nacionais

Em entrevista ao Diário do Turismo nesta terça-feira (17), durante o Fórum Panrotas, realizado em São Paulo, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, abordou diversos aspectos de seu ministério. Falou de mercado interno, crise econômica, entrada de dólares, Copa do Mundo e da promoção do Brasil tanto interna quanto externamente, confira abaixo os principais trechos:

Previsibilidade
"A queda em 23, 79% da entrada de dólares em janerio deste ano, em relação a 2008, (receita cambial fruto da equação gastos dos brasileiros lá fora X dos estrangeiros aqui dentro) significa que janeiro do ano passado foi excelente, mas se você pensar em uma média histórica, ainda assim está acima da média. Vamos trabalhar com cautela e ver os desdobramentos, ver o que vai acontecer em fevereiro e em março. A equipe econômica está tomando as medidas necessárias para que a gente sofra menos aqui no país. Acho que nenhum economista no mundo tem a previsibilidade exata do que vai acontecer"

100 milhões de consumidores
"A crise é geradora de oportunidades à curto prazo. Essa inibição do brasileiro em viajar para fora ajudou muito o turismo doméstico. Temos agora é que enfrentar esse cenário internacional de muita dificuldade econômica. Essa crise no mercado americano e europeu vai significar um trabalho reforçado nosso".

"Primeiro deveremos apostar no mercado interno. Toda aposta que fizemos no ano passado vai continuar esse ano. O mercado doméstico oferece possibilidade para nós superarmos o momento econômico. São quase 100 milhões de consumidores no mercado interno. Vamos estimular o brasileiro viajar mais pelo Brasil".

Feriados e América do Sul
"Temos uma vantagem esse ano com os nove feriados que ocorrerão, quatro no primeiro e cinco no segundo semestre. Vamos fazer campanhas de incentivo para o brasileiro viajar nesses feriados dentro do país".

"Por outro lado, vamos trabalhar muito o mercado sulamericano, que é mais próximo do Brasil. Haverá um aumento de 20% no investimento da promoção dos destinos turísticos do Brasil na América do Sul. Os cerca de R$ 11 milhões atingirão, principalmente, o mercado argentino, principal emissor de turistas para o País, com cerca de 993 mil visitantes. Essa mudança de foco faz com que ganhemos potência na divulgação, já que vamos pagar em peso, não em euro. No mercado argentino e chileno a desvalorização de suas moedas foi inferior à nossa, portanto, o produto Brasil é muito mais barato para eles".

Europa
"Não vamos abandonar nosso trabalho na Europa. Sabemos que lá o cenário é muito difícil, mas nossa meta é poder chegar próximo dos números obtidos em 2008". (Portugal, Itália, Alemanha e França juntos somaram mais de um milhão de turistas no solo brasileiro no ano passado)

Copa do Mundo
"Existe um grande planejamento a ser feito para que o Brasil realize uma grande Copa do Mundo em 2014. Aguardamos a definição das cidades que serão sede, já que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) adiou a definição para 30 de maio (era 30 de março)".

"Todas as 17 candidatas têm condições. Assim que tivermos as 12 cidades-sede, o presidente Lula reunirá sua equipe de ministros para discutir um plano especifico sobre espaço urbano, qualificação profissional e promoção. A Copa não será só dessas 12 cidades, mas do Brasil todo. Vamos programar até 2014 os 65 destinos turísticos principais do país. A Copa atrai 240 países, 500 estações televisivas, além dos quase 30 bilhões de espectadores, ou seja, será uma grande vitrine para o Brasil”, disse Barretto ao DT.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vôos direto para Bonito-MS já disponíveis no site da Trip Linhas Aéreas

A Trip Linhas Aéreas já está comercializando vôos para Bonito-MS através do site www.voetrip.com.br. Os vôos serão às quintas e domingos e terão inicio dia 05/04/2009. O valor do trecho Campo Grande (CGR) – Bonito (BYO) é de R$ 169,00 mais taxas de embarque. A aeronave utilizada será o ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.

A implantação deste vôo regular para Bonito possibilitará conexões para todo o Brasil e exterior. Isto facilitará a comercialização do destino tanto para o turismo de lazer, como para o turismo de eventos, uma vez que o município conta com uma grande rede hoteleira e um moderno centro de convenções.

Fonte: Bonito CVB

Comissão do XII Encontro da ANFIP visita Bonito (MS)

A Comissão Organizadora do XII Encontro Nacional dos Auditores Fiscaisda Receita Federal do Brasil realizou, na última semana, a primeiravisita oficial à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, escolhidapara sediar o evento em maio de 2010.

Os membros da comissão se reuniram com o secretário municipal deTurismo, Augusto Barbosa Mariano, e estiveram, de quinta (5) a domingo(8), na Associação dos Proprietários de Hotéis de Bonito; naAssociação dos Atrativos Turísticos; na Associação de Comércio, naCâmara Municipal e no Centro de Convenções de Bonito.

A cidade que sediará o próximo encontro foi escolhida no XI Encontro,realizado em maio de 2007, em Belo Horizonte (MG), com 385 votos. Alémde poder conhecer um dos lugares mais fantástico do país, osparticipantes poderão, mais uma vez, reencontrar amigos, estabelecernovas amizades, trocar experiências pessoais e profissionais etrabalhar pelo aprofundamento dos debates sobre a categoria.

Esta visita foi patrocinada pela Secretaria Municipal de Turismo e porempresas associadas ao Bonito Convention & Visitors Bureau.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Embratur foca ecoturismo para mercado alemão.

Natureza, ecoturismo e aventura foram as principais motivações das viagens realizadas a lazer por alemães ao Brasil em 2007, segundo a Embratur. Para aumentar as opções de destinos e produtos oferecidos pelo Brasil ao mercado alemão, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, com parceria da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), reuniu, na manhã de hoje, em Berlim, mais de 70 profissionais do setor, entre operadores de turismo e jornalistas locais para apresentar a diversidade de roteiros brasileiros no segmento de Ecoturismo.

Foram apresentados 15 roteiros: Amazônia (Belém e Ilha de Marajó), Norte do Pantanal e Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, Litoral do Paraná, Estrada Real, Fernando de Noronha (com Recife e Natal), Florianópolis e Praia do Rosa, Jalapão, Sul do Pantanal e Bonito, Chapada Diamantina e Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro pelo litoral, Itacaré e Península de Maraú, e Foz do Iguaçu.

Uma pesquisa realizada pela Embratur revela que, em 2007, 257.719 mil turistas da Alemanha desembarcaram no Brasil - destes, 70% dos visitantes já tinham passado pelo País. “Esses dados indicam a necessidade de aumentar a oferta de opções turísticas do Brasil, que hoje, se concentra nas grandes capitais do País. Os roteiros que foram apresentados também serão alvo do programa Caravana Brasil Internacional para apresentar os destinos brasileiros a operadores e agentes de viagens de todo o mundo", explica o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, José Luiz Cunha.

“Mais de 95% dos alemães que visitaram o Brasil têm interesse de retornar, por isso, é importante que eles conheçam a diversidade de roteiros que existem para o segmento. Ao oferecer novas opções, incentivamos a volta do visitante e motivamos uma viagem mais longa que, consequentemente, faz com que o turista gaste mais”, ressaltou a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo na Alemanha, Margaret Grantham.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=45442&__akacao=128064&__akcnt=f21c149c&__akvkey=ab24&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Central+de+Not%EDcias+PANROTAS+-+Ed.+193

quarta-feira, 11 de março de 2009

Em 2008, o turismo internacional trouxe 5,8 bilhões de motivos para o Brasil comemorar.

Visitar o Brasil é sensacional para o turista estrangeiro – e para o País.



Prova disso é que um novo recorde foi batido: a entrada de 5,8 bilhões de dólares em 2008. E, a cada ano, os esforços do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, trazem muito mais que turistas para o Brasil. Geram renda, desenvolvimento econômico, empregos e muito orgulho para os brasileiros.

O Fórum Econômico Mundial divulgou a terceira edição do Relatório de Competitividade em Viagens & Turismo. Dos 133 países analisados, o Brasil foi classificado em 45º lugar, subindo quatro posições em relação 2008.

Segundo o estudo, no que diz respeito à competitividade e atratividade turística, o País está posicionado em primeiro lugar na América do Sul, em segundo na América Latina e em quinto no ranking das Américas, depois de Canadá, Estados Unidos, Barbados e Costa Rica.

Fonte: Embratur / CBC&VB

Foto de Bonito está em anúncios Nacionais da Copa de 2014

O comitê pró-Copa 2014, patrocinado pelo governo de Mato Grosso do Sul e pela prefeitura de Campo Grande, divulgou no domingo (8) anúncios nos maiores veículos de comunicação do Brasil, entre eles os jornais Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, Correio Braziliense e JB, e duas páginas nas revistas Veja e Istoé.

Com valor extra-oficialmente calculado em torno de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) as propagandas procuram credenciar a capital Campo Grande para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. O resultado será divulgado pela FIFA no dia 20 de março, em Zurique, na Suíça.

No anúncio publicado na revista Veja aparecem sete fotografias (pela ordem): de Campo Grande, do aeroporto da cidade de Bonito, do trem do Pantanal; do Pantanal; do Paraguai - onde aparecem o presidente paraguaio com o governador André Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad - do projeto do estádio Morenão e de Campo Grande - que ocupa duas páginas da revista.

Fonte: Portal Bonito

Ambiental e Trip levam turistas para Bonito

A Ambiental Operadora, que já é muito conhecida por suas ações relacionadas à preservação do planeta, acaba de fechar uma parceria com a Trip Linhas Aéreas. Agora a operadora oferece pacotes que incluem translado aéreo de Campo Grande para Bonito.

“Trata-se de uma viagem de apenas meia hora da capital do Mato Grosso do Sul para Bonito, o que encurta em muito o tempo gasto para alcançar aquele paraíso”, informa Rhainer Souza, da Ambiental.

Os voos para Bonito terão saídas de quinta a domingo, com preços promocionais a partir de abril.

Além da viagem aérea para Bonito, que até então era feita tradicionalmente por via terrestre, partindo de Campo Grande, o pacote da Ambiental oferece uma expedição à Gruta do Lago Azul, lago localizado no subterrâneo de uma caverna, considerada uma das maiores do planeta pelos espeleólogos (estudiosos de formações geológicas) “Suas formações - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - despertam a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro”, informa texto descritivo de Bonito.

...Continuação da matéria e fonte:
http://www.diariodoturismo.com.br/index.asp?noticia=12556

segunda-feira, 9 de março de 2009

Contato feito no Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo!

Sérgio Takao Sato, empresário e Asia Pacific Director da Confederação Brasileira de CVBx, participou como palestrante do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo em dezembro de 2008, e após este contato já contribuiu muito para a divulgação do nosso estado! Uma delas foi a vinda dele e da cineasta Tisuka Yamasaki que visitaram o estado.

Takao com Tisuka e o governador do MS, foto para nenhuma mãe orgulhosa botar defeito.

O incansável Takao Sato, o mais brasileiro dos japoneses (ou se preferir, o contrário também é verdadeiro) ataca outra vez. O cara não é brincadeira. Com sua simpatia combinada em iguais doses com eficiência ele prometeu e cumpriu. Não é que ele conseguiu levar até Bonito e também à Corumbá e pantanal a excelente cineasta Tisuka Yamasaki, que ganhou fama com seu filme Gaijin?

Recebida pelo governador André Pucinelli e por Nilde Brun, presidente da fundação de turismo do Estado do Mato Grosso do Sul, Tisuka ficou encantada com o que viu. Ela está muito animada, e agora tem agora a missão de apresentar uma proposta que dê a Bonito e ao estado um produto visual à altura da dimensão da beleza e do seu potencial turístico. “A idéia é que o Governo do Estado contrate a Tizuka Yamasaki para produzir um vídeo institucional ou outras formas de mídias para "vender" melhor o turismo do Estado”, resume o sorridente Takao.

Fonte:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/duas-boas-novas-bonito-ms-2-151991_comentarios.shtml?1215967

quinta-feira, 5 de março de 2009

Centro de Convenções de Bonito sediará 17 eventos em 2009


O Centro de Convenções de Bonito irá sediar dezessete congressos e encontros que irão gerar um fluxo adicional de dez mil turistas para a cidade de Bonito-MS no ano de 2009. Isto representa uma renda-extra de R$ 12 milhões para a economia da região."É importante ressaltar que a maioria destes eventos serão realizados em períodos de baixa temporada, o que irá colaborar no combate ao problema da sazonalidade do fluxo turístico em Bonito.", diz Rodrigo Coinete, diretor de marketing do Bonito CVB.Este é o resultado do trabalho Bonito CVB em parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Bonito, Centro de Convenções de Bonito e operadoras turísticas da região.

Fonte: ASCOM Bonito CVB