

Entre os dias 7 e 9 de abril será realizado no Centro de Convenções da cidade de Bonito (MS), o "MS em Letras - Encontro Regional do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul".
O evento faz parte do programa "O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios", lançado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e pelo Instituto Pro-Livro.
O encontro pretende ser a base para criar um evento de calendário nacional para troca de informações a respeito de experiências de sucesso sobre políticas públicas do livro e leitura. Assim como Bonito, mais três cidades brasileiras com apelo turístico realizarão encontros regionais -Florianópolis (SC), Búzios (RJ) e Tiradentes (MG) - e uma delas deverá ser escolhida para sediar esse futuro evento permanente de abrangência nacional.
São esperadas mais de 1,4 mil pessoas durante os três dias de atividade.
Sobre o Plano
Lançado em 2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País, empreendidos pelos governos em âmbito federal, estadual e municipal e pela sociedade. Mato Grosso do Sul poderá ser o pioneiro na produção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).
O evento é realizado através da parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a Abril Educação.
Confira a programação:
A abertura oficial do encontro acontecerá no dia 7 de abril, às 19 horas. Nos dias 8 e 9, o encontro reunirá os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais do Ensino Médio e Ensino Fundamental e os gestores municipais de educação e de cultura de Mato Grosso do Sul.
A agenda do encontro terá momentos comuns, em que todo o público convidado participa das palestras magnas, e discussões em dois eixos temáticos, sob orientação de consultores especiais da Abril Educação.
O Eixo 1, voltado prioritariamente para secretários de Educação e de Cultura, terá foco na elaboração dos planos Municipais e Estadual de Livro e Leitura. Desse eixo são esperados a aprovação do PELL de Mato Grosso do Sul com indicadores sobre boas práticas para aquisição de livros, e a mobilização e início das discussões para aprovação dos PMLL. A construção dos planos contará com a participação de Galeno Amorin, consultor em políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O Eixo 2, prioritário para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, dará foco à capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura. Como subprodutos esperados, estão a mobilização da Rede Pública Estadual e o fomento a projetos de incentivo à leitura. Marisa Lajolo é a consultora nesse eixo temático. Atualmente professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e colaboradora voluntária com a Universidade Estadual de Campinas, Marisa é doutora em Letras, Teoria Literária e Literatura Comparada. Fez pós-doutorado na Brown University e vários estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Sant Genevieve (Paris) e na John Carter Brown Library.
No terceiro dia, o encontro terá como Ação Especial de Encerramento a pré-estreia do filme "As melhores coisas o mundo", inspirada na coleção de livros Mano, da autora Heloísa Prieto e do jornalista Gilberto Dimenstein. A exibição será seguida de debate.
Por Carla Layane
Com informações Seprotur MS
Reconhecida internacionalmente por suas belezas naturais, modelo de gestão e detentora do título de Melhor Destino de Ecoturismo, pela 8º vez consecutiva, Bonito é um dos destinos mais procurados do Mato Grosso do Sul.
Agora ficou muito mais fácil programar viagens para o destino, através da criação do Guia Ecoturístico Bonito - Serra da Bodoquena. A publicação reúne em um único material os melhores passeios da região, fotos, dicas de viagem, mapa de localização dos atrativos turísticos além de listar importantes serviços turísticos como agências de turismo, hotéis e restaurantes.
A Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - ATRATUR, fez a entrega da primeira edição. O guia está sendo comercializado no valor de R$ 15,00 (quinze reais). Empresas que tenham interesse em adquirir exemplares para revenda podem entrar em contato com a associação.
O Guia foi publicado com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, da Fundação de Turismo de MS, do SEBRAE/MS, da Associação Bonitense de Hotéis, da Associação dos Proprietários de Agências de Turismo de Bonito, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Região de Bonito, dos empresários anunciantes, além dos atrativos associados à ATRATUR.
Maiores informações pelo telefone: (67) 3255-2245.
Por Carla Layane
Pela primeira vez Mato Grosso do Sul participa da Feira Internacional de Turismo de Gotemburgo, na Suécia. O evento, aconteceu nos dias 25 a 28 de março, e levou duas técnicas da Fundação de Turismo do Estado para promover o roteiro turístico Foz do Iguaçu/Pantanal/Bonito.
No ano passado, cerca de 53,8 mil visitantes passaram pela feira, que conta com 1,9 mil empresas de 103 países. Nos dias reservados aos negócios são esperados mais de 20 mil empresários.
A Fundação de Turismo participa da feita para vender o Estado como destino turístico no mercado europeu. No início deste mês, o turismo sul-mato-grossense esteve presente na Feira Internacional de Turismo de Berlim, para divulgar a rota turística Pantanal/Bonito.