segunda-feira, 5 de abril de 2010

Evento MS em Letras em Bonito

Entre os dias 7 e 9 de abril será realizado no Centro de Convenções da cidade de Bonito (MS), o "MS em Letras - Encontro Regional do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul".


O evento faz parte do programa "O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios", lançado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e pelo Instituto Pro-Livro.


O encontro pretende ser a base para criar um evento de calendário nacional para troca de informações a respeito de experiências de sucesso sobre políticas públicas do livro e leitura. Assim como Bonito, mais três cidades brasileiras com apelo turístico realizarão encontros regionais -Florianópolis (SC), Búzios (RJ) e Tiradentes (MG) - e uma delas deverá ser escolhida para sediar esse futuro evento permanente de abrangência nacional.


São esperadas mais de 1,4 mil pessoas durante os três dias de atividade.


Sobre o Plano


Lançado em 2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País, empreendidos pelos governos em âmbito federal, estadual e municipal e pela sociedade. Mato Grosso do Sul poderá ser o pioneiro na produção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).


O evento é realizado através da parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a Abril Educação.


Confira a programação:


A abertura oficial do encontro acontecerá no dia 7 de abril, às 19 horas. Nos dias 8 e 9, o encontro reunirá os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais do Ensino Médio e Ensino Fundamental e os gestores municipais de educação e de cultura de Mato Grosso do Sul.


A agenda do encontro terá momentos comuns, em que todo o público convidado participa das palestras magnas, e discussões em dois eixos temáticos, sob orientação de consultores especiais da Abril Educação.


O Eixo 1, voltado prioritariamente para secretários de Educação e de Cultura, terá foco na elaboração dos planos Municipais e Estadual de Livro e Leitura. Desse eixo são esperados a aprovação do PELL de Mato Grosso do Sul com indicadores sobre boas práticas para aquisição de livros, e a mobilização e início das discussões para aprovação dos PMLL. A construção dos planos contará com a participação de Galeno Amorin, consultor em políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura.


O Eixo 2, prioritário para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, dará foco à capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura. Como subprodutos esperados, estão a mobilização da Rede Pública Estadual e o fomento a projetos de incentivo à leitura. Marisa Lajolo é a consultora nesse eixo temático. Atualmente professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e colaboradora voluntária com a Universidade Estadual de Campinas, Marisa é doutora em Letras, Teoria Literária e Literatura Comparada. Fez pós-doutorado na Brown University e vários estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Sant Genevieve (Paris) e na John Carter Brown Library.


No terceiro dia, o encontro terá como Ação Especial de Encerramento a pré-estreia do filme "As melhores coisas o mundo", inspirada na coleção de livros Mano, da autora Heloísa Prieto e do jornalista Gilberto Dimenstein. A exibição será seguida de debate.


Por Carla Layane


Com informações Seprotur MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário